sábado, 9 de junho de 2012

ADESTRAMENTO DE CALOPSITA ARISCA

As calopsitas têm seu nome derivado de uma palavra alemã "kakatielje", que significa "pequena cacatua". O nome científico é Nymphicus hollandicus, que significa "Deusa da Nova Holanda", antigo nome da Austrália (entre 1700-1800).
Com sua beleza exótica destacada pela crista ereta, ornamenta o ambiente onde está. Torna-se ainda mais atraente por seu tamanho médio, de cerca de 30cm, e grande diversidade de cores.
Permite compor viveiros com diversidades de espécies...
uma característica restrita à maioria das aves, aceitando com o seu temperamento pacífico também o convívio com pássaros menores.
As qualidades vão além. Não incomoda a vizinhança por não ser barulhenta e pode nos trazer alegrias adicionais, aprendendo a falar e assobiar. É ainda fácil de criar, pois come pouco, reproduz-se com facilidade e não é destruidora, além de viver bastante, em média 20 anos. A calopsita é bonita, fácil de criar e muito calma. Se acostumada desde filhote, aprenderá até mesmo a comer na mão, ser pega na mão e ficar no ombro.
Ainda que muitos criadores não recomendem criar a calopsita solta, pois temem que seja pisada por alguém ou atacada por algum outro bicho, há muita gente que opta por isso, pelo menos por um tempo. Muitas gracinhas e surpresas ela pode lhe oferecer.
Além de fiel, também é extremamente inteligente. Elas se apegam às pessoas da casa e normalmente quando as vêem, assobiam e se aproximam das grades da gaiola para as observarem de perto e acompanharem atentamente suas atividades. Se for educado desde pequenina com certeza será muito carinhosa e dócil. A crença que uma Calopsita é capaz de cantar apenas trechos isolados de músicas é puro mito, pois existem Calopsitas que chegam a cantar o Hino Nacional inteiro, outro mito que cai por terra é que as Calopsitas machos apenas cantam e não falam e vice-versa.
Uma Calopsita macho poderá falar tanto quanto uma fêmea, basta a frase escolhida por seu dono ser pronunciada diariamente preferencialmente quando ela for retirada da gaiola para receber as carícias de seu dono.
O melhor de tudo é que não existe o menor segredo para se adestrar este simpático animal, pois a conquista provém da paciência do dono em ensiná-las a cantar e a falar. A única dica que deixamos neste tópico é não interromper uma música para ensinar outra, para ensinar outras canções certifique-se primeiro de que ela aprendeu a primeira. Caso contrário você correrá o risco que ela misture trechos de várias canções simultaneamente, e ao mesmo tempo não aprenda nada. Alguns criadores usam fitas cassetes, CDs e programas de computador para ensiná-las a falar ou cantar.

Amansando Calopsitas

Antes de tudo tenha em mente que embora não doa muito, as calopsitas bicam. É a forma que elas têm de conhecer e experimentar tudo ao seu alcance.
Muitas vezes bica e utiliza a língua junto, para sentir o gosto. Outras vezes bicam levemente e repetidamente, em um ato de carinho. E, geralmente, antes de uma bicada mais forte, ela grita e avisa!
Raramente calopsitas mansas bicam com força e, no manuseio de calopsitas bravas, pode ser necessária uma luva, apesar de que como já mencionados a bicada não é das piores... Se desde filhotes são alimentadas e manuseadas, acostumam-se e ficam dóceis, chegando a pedir “cafuné”. Entretanto, quando se adquire uma mansa, pode levar algum tempo até ela se acostumar com o novo dono e o até então desconhecido ambiente.
Com paciência, presença constante e falando com ela, aos poucos ela vai se acostumando, mesmo reclamando, que se pegue nela.
Uma técnica bastante utilizada seria deixar o poleiro mais baixo para ficar mais próximo do alcance das mãos. No entanto, se a calopsita que adquiriu é brava você poderá acostumá-la dando comida pelo lado de fora. Nessa hora, com a gaiola no chão, aproxime a mão perto dela lentamente, até o momento em que ela se entregar. Pronto. A partir daí a interação só irá aumentar.
É muito importante salientar que infelizmente não há uma regra específica que seja infalível para o amansamento.
O relacionamento entre o dono e a ave é muito sutil, mas definitivamente ela é assustadiça: evite berros, movimentos bruscos e demonstre sempre carinho. Boa sorte.

cores de calopsitas





sexta-feira, 8 de junho de 2012

Manias


Os calopsitas possuem varias manias, por exemplo:

 “Ela começa inflar suas penas, e da li uns instantes ela da uma ligeira chaqualhada soltando suas caspas pra todo lado", as calopsitas fazem isso para aliviar um pouco da tensão.

 “Ela ergue as duas asas fechadas para cima da costa", isso pode ser um alongamento ou uma espreguiçada.

 “Estica a asa para trás junto com sua perna" isso também pode ser um alongamento ou uma espreguiçada.


 “Chaqualar as penas da cauda" ela esta tentando ajeitar as penas.

 “Quando ela esta dormindo, fica equilibrada num pé só e o outro fica dentro das penas da barriga" eles fazem muito isso na hora de dormir por que sentem frio nos pés.

 “Estufar o peito, desencostar um pouco as asinhas, e abaixar o topete" pode ser uma tentativa de se aparecer.

 “Da uns gritos altos e seguidos" esta te chamando, pois alguma coisa aconteceu.

 “Fica com o topete em pé e olhos bem abertos" nada mais e nada menos que puro pânico de alguma coisa que esta o assustando.
Ventiladores de teto: Não deixe sua calopsita solta se usa, ou pretende usar ventilador de teto.
Panela de Tefal: Solta gás tóxico e mortal para aves. Não deixe sua calopsita no local onde está sendo usada panela de tefal.



Queda de penas

A queda de penas é um fato bem comum em calopsitas de 3 anos pra cima, eles começam perder penas na região das pernas, debaixo das asas, etc...
Existem vários motivos, poe exemplo:
-falta de calcio e vitaminas.
-pele ressecada.
-fungos e outros.
-piolhos e parasitas.
-auto mutilação de penas.

Aqui vão algumas sujestões para esse problema:

*Falta de calcio: Nunca dê queijo nem derivados do leite para sua ave, pois elas não dijerem o leite.
Misture rações fortificadas em cálcio e outras vitaminas.

*Pele ressecada: Se sua calopsita toma muitos banhos, a pele dela pode perder a oliosidade e ressecar causando uma grande queda de penas. Tente contratar um especialista e não deixe ela tomar mais banhos por um tempo.

*Fungos e outros: Os fungos podem vir pela sugeira e falta de higiene na gaiola, ou por outros animais, então procure deixar a gaiola da sua ave bem higienisada ( se for fungo mesmo, desinfete bem a gaiola e mantenha ela limpa num lugar arejado e claro, sem umidade).
Lembre-se, a maior parte dos fungos são atraidos pelas fezies da ave.Mantenha a gaiola longe de outros animais.

*Piolhos e parasita: Os piolhos podem ter vindo por outra ave, ou seu amiguinhopode ter andado em lugar que não devia, contraindo o parasita. procure um veterinario para te receitar um remédio.

*Auto mutilação de penas: A auto mutilação de penas está postada em outro tópico

Hora de dormir


Os pássaros geralmente vão dormir quando o sol vai embora, seis ou 7 da noite. Após esse horário seu amiguinho cansado irá querer descansar, e não vai querer conversa. Se você se aproximar dele em seu sono ele fará alguns chiados como se fosse te atacar, mas isto é normal, pois ele está dormindo, e só quer um pouco de sossego. Para que seu amiguinho fique bem confortável, deixe sempre a gaiola em um local que não pegue vento nem molhe. Não é necessário colocar cobertores em cima da gaiola, pois as aves possuem uma camada oleosa em suas penas que não permitem que o frio penetre. Se achar que o dia está MUITO frio coloque um lençol, mas nada de sufocar seu amiguinho.


Lembrete




Calopsita é um ser frágil que sente dor. Se você ou sua família são desatentos, desligados, não devem ter uma ave solta dentro de casa. Quem tem ave solta dentro de casa precisa estar sempre ligado e disposto a ter cuidado.

Calopsita não é brinquedo de criança. Se você deseja dar um brinquedo ao seu filho, escolha um objeto inanimado. Não provoque e não faça provocar dor. Animais se machucam e sofrem.

Se você tem cachorros ou gatos, sua casa não é um ambiente adequado para ter aves soltas, principalmente, calopsitas.

A maior parte de acidentes acontece com aves que vivem soltas dentro de casa. Os acidentes mais comuns são:

Donos pisam ou sentam em cima.

Crianças caem em cima da ave ou as apertam, com as mãos, em demasia. Devemos levar em conta que as crianças não têm noção da força da mão.

Cães pisam ou mordem. Mesmo os cães amistosos podem morder uma calopsita por ciúmes do dono, para inibi-la, ou para afastá-la de algo que eles desejam.

Ventiladores de teto: Não deixe sua calopsita solta se usa, ou pretende usar ventilador de teto.

Panela de Tefal: Solta gás tóxico e mortal para aves. Não deixe sua calopsita no local onde está sendo usada panela de tefal.

Forno Microondas: Emite ondas nocivas para pássaros. Não deixe sua calopsita na cozinha quando usar o microondas.

Recipientes fundos com água: Afogamento. Calopsitas não sabem nadar. Cuidado com tanques, vasos sanitários, baldes de água, piscinas, etc.

Tinta de parede: Não a deixe “picotear” reboco. A tinta contém chumbo que contamina a ave.

Janelas de Vidro: Colocar cortina fina para que elas saibam que existe uma barreira e não se batam no vidro. Uma batida forte em vidro pode causar danos neurológicos, quebras de ossos, quebra de bico e pode, até, matar sua ave.

Portas que balançam com o vento: O vento pode bater a porta, prensar ou matar sua ave pela colisão.

Material de Limpeza: Calopsitas são muito xeretas. Feche os materiais de limpeza em armários.

Banho: Não dê banho na sua calopsita se ela não deseja. Não a molhe integralmente. A temperatura de uma calopsita é, em média, de 41 graus. Molhar a calopsita é pedir para ela adoecer. Deixe-a tomar banho, caso queira. Para isto ofereça uma travessa rasa com água. Não use shampoos na sua calopsita. Ela é uma ave. Lembre-se disto. Ela precisa do óleo natural de suas penas.

Brinquedos Perigosos: Calopsitas gostam de brinquedos e, normalmente, donos apaixonados gostam de presenteá-las, mas será que todos os brinquedos são seguros para seu amiguinho? Vamos ver os que oferecem perigos.

Acessórios de madeira, pintados: Grande parte das tintas contém chumbo que oferece alto risco de contaminação. Este tipo de contaminação pode se manifestar, imediatamente, ou pode levar anos para mostrar seus danos, portanto evite brinquedos que sejam pintados. Prefira madeira crua.

Sininhos e objetos de metal: Oxidam e a oxidação causa a contaminação da ave e danos à saúde dela.

Espelhos: Podem se quebrar por bicadas ou outro tipo de impacto e correr o risco de seu amiguinho ingerir os cacos.

Fitinhas de cetim: Cuidado ao colocá-las nas gaiolas como enfeite ou brinquedo, pois elas soltam finos fios que podem enforcar ou cortar pés e pernas de sua calopsita. Se usar a fitinha, tenha o cuidado de dar um nó bem apertado nas extremidades e observar sempre, pois as calopsitas têm verdadeira habilidade em desfazer os nós.

Objetos com arames, pontiagudos, cortantes: Não usar.

Bolinhas de ping-pong! Nem pensar! É bem fácil sua calopsita furar a bolinha e ingerir pedaços dela ou se cortar.

Brinquedos em espirais: Podem prender o pescoço e matar por quebra ou sufocamento.

Brinquedos de poliéster ou algodão: Soltam fios que podem estrangular pescoço e pés.

banho do seu bichinho


O banho é algo sagrado, e que as Calopsitas não dispensam, se lhes permitirmos ter onde se banharem. No entanto, assim como outros pássaros, as Calopsitas não apreciam fisicamente serem colocados na água do banho e serem lavados pelos seus próprios donos.
Estão habituadas por instinto a fazer a sua higiene pessoal onde têm possibilidade para isto. Grande parte das Calopsitas criadas em cativeiro nunca tiveram essa oportunidade exatamente devido a muitos criadores inexperientes não atentarem ao fato de que elas necessitam de um recipiente que lhes permitam entrar de corpo inteiro. O primeiro passo será arranjar uma "banheira" adequada à ave e que incentive o seu banho regular.
Existe um mito que o banho torna as aves mais vulneráveis, isso é falso, assim como você, elasse tornariam vulneráveis caso não pudessem tomar banho freqüentemente! No entanto, alguns cuidados deverão ser adotados; nunca as deixe diretamente sob o sol ou emzonas de freqüentes correntes de ar. Lembre-se que um banho de água de temperatura ambiente é o melhor que elas podem desejar.

Infelizmente no Brasil não existem muitas "banheiras" disponíveis em lojas do ramo, mas pode-sefacilmente improvisar uma. Um recipiente qualquer que permite que ela possa se banhar por completo (caiba apenas o seu corpo), mas cuidado para que este recipiente não seja tão fundo. Geralmente as Calopsitas costumam ficar apenas observando o recipiente durante aproximadamente três dias antes de finalmente se acostumarem com ele e saltarem para dentro e tomar o seu banho diário.



No inverno as Calopsitas também costumam se banhar. Mas não somente no inverno quanto em épocas frias às gaiolas não deverão estar em varandas ou em locais frios, lembre-se que assim como você, sua Calopsita poderá pegar um resfriado ou pior do que isso; pneumonia. Caso a sua gaiola não tenha espaço suficiente para a "banheira" é um claro sinal que a sua gaiola é pequena demais para que a sua Calopsita viva confortavelmente. Com certeza você não gostaria de passar a sua vida num espaço onde mal pudesse dar quatro ou cinco passos. Com as Calopsitas é o mesmo.

Compre uma gaiola maior e se possível monte um ninho por uma questão de proteção por mais que a sua Calopsita viva só. Caso queira você ainda poderá instalar um chuveiro, e isso é bem simples, bastará providenciar um caninho que produza gotejamento e isso para as Calopsitas é muito agradável e uma ótima forma de contribuir bastante para a sua higiene e limpeza e até mesmo para a dos donos que por ventura tenham problemas respiratórios, pois diminui a disseminação de poeiras

Ganhei um calopsita

Quando você ganha uma calopsita, ela fica sempre na gaiola, e esta todo tempo com muito medo, num estado de alerta com pescoço esticado, topete em pé, e olhos bem abertos.
Ela nunca que sair da gaiola, e quando você chega perto, ela se afasta ameaçando te dar uma bicada fazendo uns chiados estranhos, mas se você encostar o dedo nela ela se joga dos puleiros da gaiola e quase se mata... Todos esses comportamentos são normais para uma calopsita nova, mas você pode mudar isso e amançar sua ave, para saber como amançar sua calopsita leia os tópicos "Amançando sua calopsita e Adestramento".

Chocando os ovos

Se você possui um casal de calopsitas, e viu que eles ficam picando o jornal ou os puleiros da gaiola, ou viu o macho galando a femea, coloque um ninho de madeira na gaiola.
O ninho deve ter mais ou meno uns 30 cm de comp por 15 de alt.
Depois de colocar o ninho na gaiola, coloque uns pedacinhos de algodão ou palha falça no fundo da gaiola...Dentro de algum tempos eles levarão tudo para dentro do ninho e arrumarão do jeito deles. Depois do ninho estar pronto, a fêmea irá botar os ovos que geralmente são de 2 a 4 ovos, e então começa a parte mais dificil, Chocar!
Os calopsitas costumam trocar de turno para chocar, por exemplo o macho choca de dia e a femea de noite ou vice-e-versa.
O casal Choca os ovos de 15 a 23 dias até que os filhotes estejam prontos para sair do ovo

Auto mutilação de penas

A auto mutilação de penas pode ser calsada por varios fatores, mas geralmente, está associada ao extresse.
Seu amiguinho pode estar extressado por ficar muito tempo na gaiola, por falta de carinho e atenção, ou por doenças depressivas.
Então logo que você percebeu que sua ave esta mutilando suas penas, tente interagir mais com ele, de mais atenção, passe mais tempo com ele, e mostre que você é o melhor amigo dele...
Com isso seu amigo não irá mais se sentir sozinho e começará a parar de se auto mutilar.

parte do corpo

Calopsita mansa

Um dos itens que mais chama a atenção dos amantes destas aves é a possibilidade de amansá-las. Desta forma as calopsitas passam a ser nestes casos, aves de estimação. Atualmente este segmento de aves é conhecido como aves de toque pelo fato de que elas e outras aves poderem ser tocadas, acariciadas e responderem a estes estímulos. Uma vez que criam vínculos com seu criador acabam sendo criadas como animais de estimação. Este talvez seja um dos fatores que mais tenha difundido para sua expansão nos lares. Embora possam ser criadas em gaiolas – a exemplo de outras aves – podem ser criadas soltas nos acompanhando pela casa enquanto vemos filmes ou lemos um livro. Por vezes parece que acabam por apreciar mais a companhia humana do que a da própria espécie. Ou pensam que são seres humanos pequenos ou que nós somos enormes calopsitas. Seu criador ou dono acaba fazendo parte de seu ‘bando’ e desta forma, as famílias acabam por ganhar mais um membro.

A diferenciação entre as aves ‘normais’ e as mansas depende fundamentalmente de como elas são criadas. Muitos criadores optam por separá-las ainda bem jovens e alimentá-las pessoalmente, conforme tabela que pode ser seguida na página alimentando filhotes.

Embora este seja realmente o método mais ‘fácil’ de amansá-las, há inconvenientes. Uma vez que acabamos fazendo às vezes dos pais ao alimentá-las elas acabam facilmente nos aceitando e ficando, consequentemente, naturalmente mansas. O risco é que quando os pais alimentam os filhotes pela regurgitação acabam diretamente fornecendo anticorpos que as protegem naturalmente durante toda sua vida. Por melhor que seja a qualidade da ‘papinha’ que fornecemos a elas nunca terá os mesmos efeitos que uma alimentação natural fornece. Desta maneira acabamos por obter um animal realmente mais dócil, porém com resistência diminuída e, certamente, com menos tempo de vida. Se também não efetuarmos esta alimentação de forma compartilhada (entre as várias pessoas da família) existe a tendência de aquela ave acabar por aceitar como seu ‘dono’ somente o criador efetivo, rejeitando em maior ou menor grau os demais membros da família. Normalmente os machos tendem a adquirir mais facilmente este comportamento do que as fêmeas. Se diversas pessoas efetuam sua alimentação ela acaba aceitando parcialmente a todos. Mas não é raro que, mesmo assim, a ave acabe por ‘escolher’ alguma pessoa como seu dono, a exemplo do que ocorre com as demais espécies de psitacídeos.
Comprar uma calopsita mansa não é tão fácil, principalmente pra quem não tem experiência, quando for comprar veja se a ave vem no seu dedo, se ela se afastar ou fugir evite a compra, o vendedor irá dizer que é porque a ave não está acostumada com você, o que não é mentira, mas uma ave mansa de verdade vai com qualquer pessoa, ou seja, não estranha ninguém, com esse cuidado você terá uma garantia a mais de estar adquirindo uma ave realmente mansa. Sempre peça auxílio a alguém que já tenha calopsitas para lhe indicar onde comprar, o preço pode variar dependendo da cor e ela vive até 25 anos, portanto, calma na hora de comprar, não o faça por impulso.
Outro método de ‘amansar’ as aves consiste em, a partir dos três meses de vida, ir acostumando-as aos poucos conosco. Este método preserva a aquisição dos anticorpos dos pais, pois eles alimentam os filhotes por mais tempo, fornecendo maior resistência contra as doenças. É um método mais trabalhoso, mas que também fornece bons resultados. A partir de uma determinada data procure colocar a gaiola em que a ave está próxima de si. Procure conversar, procure muito lentamente se aproximar da ave. Ofereça alguma semente que ela goste como, por exemplo, girassol miúdo. Procure efetuar este procedimento o maior número de vezes possível. A partir de um determinado ponto ela irá começar a se acostumar com você, irá se aproximar. A seguir irá aceitar a semente. E assim, lentamente, você irá cativando sua confiança. É fundamental que o ambiente à volta de vocês esteja tranquilo, preferencialmente sem crianças ou outros animais próximos. Aos poucos procure acariciar seu corpo, sua cabeça, sempre com gestos bem lentos e bem à vista dela. Carinho nas bochechas é bem aceitos, na maioria das vezes. Novamente lembrando, fêmeas aceitam mais facilmente este contato. Os machos são mais reservados. Mas com ambos este processo também funciona, basta que o tempo investido no relacionamento seja maior.
Lembre-se que bicadas fortes fazem parte do exercício. Não desista se isto ocorrer. Por vezes, sobretudo no início, as bicadas podem mesmo vir a tirar um pouco de sangue. Claro que tudo depende de você e do temperamento da própria ave. Irritar-se com ela, gritar, irá apenas desfazer o trabalho que iniciou. Calopsitas são naturalmente assustadas, lembre-se sempre disto. Mesmo estando já amansadas continuam assustadiças. Dentro de algum tempo ela irá para sua mão, para seu ombro. A partir daí é um constante aprendizado de relacionamento entre vocês. Paciência é a palavra de ordem.
Um terceiro método consiste em uma mescla dos dois tipos acima. Este método já é utilizado por muitos criadores e tem mostrado bons resultados. Neste método deixamos os filhotes com os pais em seu ninho. Porém de duas a três vezes por dia (alguns criadores aconselham três vezes) nós alimentamos os filhotes, manualmente. A seguir recolocamos o filhote novamente no ninho. Com isto temos dois benefícios: as aves acabam ganhando confiança e nos aceitando e os pais – alimentando as aves nas demais vezes – acabam fornecendo os anticorpos de que elas necessitam. O único inconveniente é o de, eventualmente, os pais abandonarem o ninho pelo fato de estarmos mexendo nele. Isto, porém não é o normal. Deve-se sempre procurar manusear o filhote quando os pais não se encontram no ninho.                    
Mas e calopsitas adultas, podem ser amansadas? Sim, isto é perfeitamente possível. Porém os resultados não serão os mesmos que uma ave amansada desde filhote.
Em épocas de procriação as aves ficam naturalmente mais arredias. Nestas ocasiões as aves adultas amansadas poderão ter um comportamento mais agressivo, mesmo com seus tratadores. Isto deve sempre ser levado em consideração.
Amansar as aves é uma opção a ser bem pensada. Uma ave amansada sempre será mais dependente da relação humana. Uma ave amansada requer mais atenção e carinho além de um contato constante. Neste nosso mundo corrido nem sempre temos tempo ou disposição para dar o que ela necessita. Por vezes amansamos ou compramos aves amansadas naquele momento e aos poucos, acabamos por nos afastar delas. Nestes casos acredito não ser vantajoso nem a você e muito menos para a ave. Aves que são rejeitadas tendem a sentir isto, tal qual ocorre com seres humanos. Podem parar de se alimentar, diminuir sua resistência e mesmo vir a morrer. Em alguns casos a ave acaba regredindo a um estado ‘normal’, sem permanecer mansa (embora esta não seja a regra).
Muitas vezes damos menos crédito à inteligência destas aves do que deveríamos. Elas são, sim, animais inteligentes. Adaptam-se a nós, a nossos lares, à nossa vida. Sente fome, medo, frio, alegria, dor, tristeza, aceitação, rejeição. Aceitam carinho e o retribuem. Conseguem sentir nosso estado de espírito de forma até mesmo maior que nós mesmos. São animais que merecem, antes de tudo, nosso respeito.


Como ensinar calopsita a cantar



Quem é que não se encanta ao ver, ou melhor, ao ouvir uma calopsita cantando o hino nacional ou o atirei o pau no gato? É verdadeiramente algo muito bonito, engraçado e interessante de se ver, não? Desta forma, se você pretende fazer com que este animal encantador e exótico faça tal atividade, muitos criadores e proprietários fazem com que a calopsita escute um áudio da música desejada todos os dias, em som agradável, ou seja, nem alto e nem baixo, assim em questões de 15 dias o pássaro logo começa a imitar o toque. E será que isso realmente funciona? Acessando sites de vídeos, como o Youtube (www.youtube.com) é possível visualizar muitas calopsitas que cantam e até mesmo dançam para a alegria de seus donos.

Então, será que é possível fazer com que a sua calopsita passe a cantar o hino nacional, a música da família Adams, o atirei o pau no gato, enfim, uma música qualquer? Com certeza, e com grande afirmação esta pergunta é respondida, mas como fazer tal proeza? Há quem diga que o animal deve escutar cinco horas seguidas a mesma música para que ele consiga reproduzi-la, no entanto, coloque-se no lugar no animal, você gostaria de ouvir centenas de vezes a mesma música e pior, por horas e mais horas? Além do mais, não é necessário este tempo todo para que sua calopsita passe a cantar, isto é, com apenas dez minutos diários ouvindo a música, o pássaro passará a reproduzi-lo. Pode ser uma música, um toque ou até mesmo o seu assovio.

No entanto, para que a calopsita consiga ‘pegar’ a música e assim conseguir cantá-la, é necessário que ela esteja em um ambiente agradável, receba carinho e bons tratos, uma alimentação de qualidade, e principalmente atenção, o que é um dos fatores importantes e mais desejados por este animal. Além disso, este momento de ‘aprendizagem’ deve ser divertido para o pássaro, pois obrigando a calopsita a cantar contra a sua vontade, gritando e até mesmo danado tapas na gaiola não ajudará em nada, muito pelo contrário, ela ficará assustada e a última coisa que irá fazer é cantar.

dicas para criar seu calopsitas


 As Calopsitas são encantadoras, por serem flexíveis, de boa adaptação, e resistentes a doenças. Têm o custo acessível e uma manutenção econômica, e além de tudo, o Calopsita macho canta bem que só ela.

Para quem não tem condições de pagar por uma ave de grande porte, como uma Cacatua, Papagaio e Arara, a Calopsita é uma excelente escolha, além de ser bem mais silenciosa do que estas citadas.

  Necessitam de uma gaiola espaçosa o suficiente para poderem abrir suas asas, e alta o bastante para que as suas penas alongadas e vistosas não se sujem ou pior, se quebrem.

  No mais, elas são fáceis de tornarem dóceis e de prático tratamento.

 DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPORTAMENTO

     Elas têm facilidade em aprender assoviar músicas curtas, e se conviverem com aves cantoras, aprendem a cantar maravilhosamente. As calopsitas se comportam de forma parecida aos pássaros da família dos papagaios, que são os psitacídeos. E como já falado, o ponto forte das calopsitas é que são menos barulhentas que estas outras espécies.

ADAPTAÇÃO E CONVÍVIO                                      

Para conseguir a domesticidade desta ave, basta que seja ensinada (domesticada) desde jovem. Elas se dão muito bem com os cãezinhos, e seu tamanho é bastante adaptável. Possuem uma ótima personalidade, são contentes e companheiras adoráveis, sempre dispostas a ficar pertinho das pessoas das quais tem afeto

CRUZAMENTO E COMUNICAÇÃO


Seu cruzamento pode feito após os cinco ou sete meses de vida. Apenas os machos possuem a habilidade de cantar, e isto pode ajudar no cruzamento das aves antes mesmo dos cinco meses de idade, já que é nesta idade que elas dão os primeiros acordes.
Se comunicam com o dono que, com o decorrer do tempo, entenderá cada som que ela emitir.


DESENVOLVIMENTO E TEMPO DE VIDA

Hoje em dia existem papinha que garantem a nutrição e o bom desenvolvimento de um filhote de Calopsita, o que facilita a criação de uma calopsita ainda bebê.
Elas vivem de 12 a 15 anos, aproximadamente; conforme o trato sadio seja realizado, como: evitar que se exponham ao sol forte, protegê-los do frio e chuva. Ele costuma medir cerca de 30 cm.

CORTE DAS ASAS E RISCOS

Para ser garantido que não irão se perder ou voar em ambientes grandes e abertos recomenda-se cortar (aparar) as penas das asas. O aparo das penas deve ser feito por alguém que entenda a forma correta do procedimento.
A ocorrência de acidentes domiciliários é grande, dentre os maiores, estão: panelas ao fogo destampadas, vaso sanitário sem a tampa e ventiladores de teto

É SEMPRE BOM DAR UMA APARADA


Ao sair com a ave na rua, lembre-se que são inúmeros os riscos: pode ocorrer o susto da parte do pássaro, e assim, sofrer atropelamento, ou voar até uma moradia que tenha animais como gatos e cães. Caso as asas não sejam aparadas, correm o risco de se perderem por não saberem mais voltar para a “casa”.


ALIMENTAÇÃO


-A alimentação é bem simples, pois eles comem de tudo.
-Gostam de variados tipos de sementes, como ressalvas e girassol, que têm sido consideradas importantes para as espécies de aves, por conterem grande quantidade de gordura, substituindo outras alimentações.
-Amam verduras, frutas e vegetais, sendo restrito apenas o abacate, a alface, sementes de maçã e alimentos especialmente humanos (enlatados).
-Gostam de castanhas (estas devem ser sem sal), e também adoram milho verde cozido ou natural.
-É recomendado por criadores e veterinários, as novas e boas “rações peletizadas”, que podem substituir muito bem, grande parte de sua habitual alimentação.
-Rações especializadas têm sido cada vez mais utilizadas, pois facilitam o cotidiano do dono do pássaro, por serem mais práticos. São ainda mais necessários se for preciso viajar, eventualmente. Porque estes alimentos não estragam e são tão saudáveis quanto os alimentos naturais.
Embora o trato de uma calopsita seja fácil, não se esqueça que a atenção e o carinho é o que mais conta em ter um bichinho de estimação, então se quiser ter, o trate com amor para recompensar sua liberdade perdida

Calopsita


Calopsita? Que bicho é esse? Originária da Austrália onde podem ser vistas na natureza, a Calopsita é a menor da família das Cacatuas. “Seu nome científico é Nynphicus hollandicus que significa ‘Deusa da Nova Holanda” nome da Austrália até 1804. As cores que existiam era apenas cinza, até o dia que o homem descobriu que se amansadas se tornavam dóceis e ótimas companheiras. Surgiram calopsitas das mais variáveis cores como Canela: coloração marrom-claro (ou canela), Também as pernas e os olhos são de coloração mais clara. Pérola: varias cores. Lutino: branca, pés rosados, crista amarela, bico marfim, cabeça amarelada com bochechas vermelhas. Nas asas e na cauda, também está presente o amarelo e um pouco de falta de pena atrás da crista ( resumindo, Dori). Arlequim: parecida com o Lutino, mas na região da asa há cinza. Cara branca ou Whiteface tem seu rosto albino sem a bochecha e é cinza no resto do corpo com algumas penas brancas. Fulvo: semelhante à canela. E há varias outras cores.

Como Saber O Sexo Da Sua Calopsita



A parte da calda inferior da calda da calopsita fêmea tem listras.
E a parte inferior da calda do macho é uniforme, ou seja, não possui listras veja os exemplos abaixo:

Gaiola e Higiene


As gaiolas devem ser limpas com pano úmido SEM QUAISQUER TIPOS DE DETERGENTES, MATERIAIS DE LIMPEZA, OU ÁLCOOL. Calopsitas podem adquirir dermatite por contato com material de limpeza. A dermatite pode causar ferimentos na planta dos pés da ave e fazer com que, mais tarde, aconteça até a necessidade de eutanásia.

Calopsitas são aves. Não são seres humanos. Não precisam e não suportam cheirinhos e perfuminhos. Seus acessórios, comedouros e bebedouros devem ser limpos apenas com água.

Troque com frequência a água dos bebedouros, lave os bebedouros esfregando o dedo neles e evite bebedouros de plástico, pois eles são campeões em armazenar colônias de fungos.

Mantenha os comedouros limpos. Prefira os de madeira. Calopsitas adoram comedouros de madeira, pois elas podem se divertir e comer ao mesmo tempo. Se divertirem roendo as bordas dos comedouros. Assopre as sementes retirando o pó e as cascas do que já foi comido e se, casualmente, vez ou outra, fizerem cocô nos comedouros, limpe-os com pano úmido. Não deixe acumular fezes.

Devem ser mais largas que altas. Se forem altas, devem ter largura compatível que ofereça espaço para vôos de um poleiro a outro.

Deve-se evitar o uso de gaiolas ou viveiros de formato REDONDO porque os calopsitas perdem a noção de direção quando vivem em gaiolas redondas. As melhores opções são os formatos QUADRADOS ou SEXTAVADOS.
Muitas pessoas têm o hábito de colocar jornais no fundo das gaiolas visando mais facilidade de limpeza, no entanto isto é um erro. Jornais soltam gases tóxicos das tintas
de impressão e, além disto, têm um cheiro pouco recomendável para calopsitas que, porventura, sejam alérgicas.

Outra opção de manutenção das gaiolas é ter a grade que separa o fundo, pois assim as aves não ficam em contato direto com as fezes, porém é bom lembrar que as grades do fundo podem acabar representando um perigo para os pés da ave. Um pé, ocasionalmente preso, pode quebrar ou torcer nervos. Se mesmo apesar do risco o dono optar pelas grades, neste caso, elas devem ser limpas, diariamente, com pano úmido.

Há donos que optam por colocar areia no fundo da gaiola. Não há nada contra isto a não ser o trabalho que vai dar para ficar trocando esta areia. Não use uma areia qualquer. Não vá pegar areia onde cachorro e gato fez xixi ou cocô e colocar na gaiola de sua ave. Também não use areia de construção. Está vendo? É melhor escolher outra opção.

Para quem não deseja manter as grades, é aconselhável também o papel semi-kraft (papel pardo). Na minha opinião esta é a melhor opção. Mais higiene e mais segura. A forma mais econômica de adquirir o semi-kraft é comprar fardos. Um fardo de 0,66 cm x 0,99 cm com 250 folhas custa em média R$ 24,00 (preço da Kalunga- São Paulo - SP) e, como as folhas são grandes, depois de cortadas dão uma quantidade que dura por muito tempo. Para cortar o papel faça o molde da bandeja da gaiola ou do viveiro e leve numa gráfica. As gráficas cobram em média de R$ 10,00 para cortar dois fardos do acima descrito.

Alimentação de Calopsitas


A alimentação balanceada para que não faltem nutrientes e também para que não os ganhe em excesso, pois ficará obesa e mais propensa a doenças. A Calopsita costuma se alimentar de sementes, mas em seu habitat natural não dispensa os frutos e insetos. No cativeiro, a dieta da Calopsita facilita muito a vida dos donos e criadores, pois é composta principalmente por sementes e ração, encontradas com facilidade até em supermercados.
Duas vezes por semana ofereça frutas, (maçã ou pêra sem sementes), ou verduras, ( espinafre, chicória). As verduras devem ser oferecidas cruas
§  Alface - Causa diarréia;
§  Abacate - Leva a morte rapidamente;
§  Cafeína - consumo totalmente proibido mesmo em pequenas quantidades, pode causar hiperatividade, vômitos, diarréia, batidas cardíacas irregulares e morte;
§  Chocolate - Causa os mesmos sintomas da cafeína;
§  Bebidas alcoólicas - O fígado das Calopsitas não consegue metabolizar o álcool, podendo causar lesões cerebrais e morte;
§  Sal - Os psitacídeos não conseguem excretar sal como nós. Por isso, o consumo de sal causa excesso de urina e consumo de água, depressão, hiperatividade, tremores e até morte.
Gordura - o excesso de gordura pode causar doenças hepáticas, obesidade, diarréia, problemas nas penas, além de afetar a absorção de nutrientes